quarta-feira, abril 19, 2006

"Uma sociedade de carneiros acaba por gerar um governo de lobos"
Victor Hugo


Entrevista com Walmor Dario Santos Colmenero - Autor e Editor santista da revista Poetizando.

Quando você soube que tinha vocação poética?
Eu sempre gostei de ler e escrever. Acho que o poder poético foi quando li Carlos Drummond de Andrade quando ele tinha 80 amos. Acho que foi por aí.
Como e onde escreveu seu primeiro texto literário?Eu escrevia muita crônica na escola. E comecei a gostar da prosa e da poesia nessa época. Escrever prosa assim para valer em 1979 e poesia em 1982.

Como surgiu a idéia de criar a Poetizando? E como surgiu a atual parceria com a Aliança Francesa?
A Poetizando, na verdade, não era uma revista e sim, um fanzine. Quando eu comecei em 2001, ela era muito bagunçada e somente quando eu conheci a Eunice que teve o caráter de revista. Esse formato que está agora surgiu na 7ª. edição.

Qual é a linha editorial da revista? Como são selecionados os textos para publicação?
A nossa linha editorial é sempre usar a revista como um meio de intercãmbio e cultural aos leitores. De preferência, todos os textos têm que ter o mínimo de qualidade literária para fazerem parte da revista. Não é pedantismo, mas sim, o nosso nome que está em jogo.
A Poetizando oferece textos estrangeiros de difícil tradução, como os da polonesa Anka Kowalska, há de poesia marginal a haicais; até mesmo contos de mestres como Borges e Guimarães Rosa. Onde você ‘garimpa’ este precioso material?Normalmente eu uso a minha biblioteca como apoio. Ela não é muito grande, mas é boa em qualidade.

Você procurou levar a Poetizando para as escolas?
Eu nunca tive esse objetivo.
Alguém disse que a diferença entre a barbárie e a civilização é a Arte, que revela a alma de um povo. Castro Alves usou a poesia para combater a escravidão. Estou-me lembrando da letra: ‘com uma canção, também se luta, irmão...”

Você acredita que o acesso à arte pode direcionar o caráter das pessoas para formas mais efetivas de comportamento e promover uma sociedade mais justa?
Eu acho que a Arte é tudo. Para mim, pelo menos, isso ocorre. Escrever e ler é fundamental para o ser humano. Exatamente por isso, que se molda o ser humano com a Arte e dela se é moldado. Sendo assim, a sociedade fica mais justa.

Você acredita que a TV é um bom veículo para divulgar autores e livros?
Acho que a TV é muito boa quando é utilizada da melhor forma. É um verdadeiro meio de comunicação e isso é bom.
Em seu país, em especial em sua região, que espaço a mídia oferece para a literatura?
Santos é uma cidade extremamente artística e isso é muito bom. Só que a cultura é muito desvalorizada no Brasil e a Arte em si, faz parte dela. Há pontos em Santos de Cultura e Arte: cito alguns: Cine Arte Posto 4, Posto 6, Teatro Coliseu e muitos outros.

Deixo aqui o meu agradecimento à Sonia pelo carinho e atenção e fico aberto para as pessoas que queiram conhecer o nosso trabalho. Endereço para contato:

Revista Poetizando
Rua Teodoro Sampaio, 9

CEP.: 11013-640 - Jabaquara - Santos/SP

VERSOS

- Eu te amo! Disse o poeta.
E a moça, simplesmente,cantou uma canção em inglês
que falava de amor.

Walmor Dario Santos Colmenero

Um comentário:

Anônimo disse...

Walmor Dario é um dos grandes nomes da literatura santista, um verdadeiro "Gladiador da Literatura", pela sua obstinação e força.
Constitui-se grande orgulho, para mim, ter conhecido um dia este grande Poeta, e um privilégio poder desfrutar de sua impagável amizade.

Benilson Toniolo
Campos do Jordão, SP