terça-feira, março 22, 2005

Alegria de ler

O que você lê para seu filho?

Sonia Rodrigues
Do livro: O que você diz a seu filho? – ESPA ED. - 1999


Você já reparou como as crianças ficam fascinadas pela história de Chapéuzinho Vermelho? Você começa a contar a respeito de uma garotinha que morava próximo a uma floresta e tinha um chapéuzinho vermelho e a criança parece estar meio distraída quando, de repente, algo muito importante acontece, algo tão importante que a criança até pára de respirar, abre bem os olhos e pergunta ansiosamente ‘e aí, o que aconteceu?’. Pois Chapéuzinho Vermelho... desobedeceu à mamãe!
Chapéuzinho Vermelho fez algo tremendamente perigoso e com certeza vai se dar mal. E agora? É neste momento que a criança se identifica com a história, e passa a ser, ela mesma, a Chapéuzinho Vermelho, a menininha que desobedeceu à mamãe. Toda criança sente vontade de desobedecer à mamãe!
Outro tipo de história apreciado pelas crianças é do ciclo do tolo: um rei possui algo maravilhoso, uma fonte que canta ou uma árvore que dá frutos de ouro, a por algum motivo misterioso, a fonte pára de jorrar ou a árvore perde seus frutos. Os filhos mais velhos falham em resolver o problema e então o caçula pede para tentar, porém o rei não lhe dá atenção porque o considera tolo.
E neste instante captamos totalmente a atenção dos pequenos, pois a criança com freqüência sente que os adultos não dão importância ao que ela fala, pois a consideram muito tola!
As histórias de fadas, na realidade, não estão falando sobre florestas e castelos com objetos encantados, estão falando sobre acontecimentos muito mais importantes do universo infantil: o que acontece com quem desobedece à mamãe? O que fazer quando todos o consideram um tolo?
É freqüente as crianças se defrontarem com complicados problemas morais ao fazerem coisas sem nenhuma maldade: abrir uma mala, espiar dentro de uma gaveta, só por curiosidade e pronto! O que parecia inocente de repente se transforma em um drama, pois ela descobriu uma foto comprometedora, uma carta de amor, um revólver... e agora? Se contar brigarão com ela e alguém que ela ama poderá ficar em má situação; se não contar o peso do segredo a esmagará. Culpa, medo, angústia, decepção, sentimentos de impotência são esmagadoras conseqüências do que a princípio parecia só mais uma travessura.
Os contos de fadas consolam as crianças e lhes dão pistas do que fazer quando se defrontam com estes complicados princípios morais.
A Caixa de Pandora é um mito particularmente útil para alertar crianças de qualquer idade contra os perigos da curiosidade descontrolada. Com poucas exceções, como este e o do rei Minos, os mitos são inadequados para as crianças, pois falam sobre o dever, moldam o Super Ego, seu desfecho é trágico, punitivo, definitivo. Os mitos são emocionalmente perturbadores, pois não oferecem esperança, servem para inculcar a noção de dever e de submissão aos poderes maiores desta vida.
Um alerta: há bons motivos para a violência e a morte nos contos de fadas. Lembre-se de que os personagens destes contos são meros símbolos. Quando o Lobo Mau ou a Bruxa Malvada morrem, é o Mal que desaparece. E se você resolve modificar a história para que ela fique sem violência, e dá apenas umas palmadas no bumbum do Lobo, e foge da bruxa, você deixou o Mal à solta no mundo! A sensação de segurança que a história dá à criança porque o Mal foi destruído acabou-se! Quando um herói morre, como no caso de Os Tres Porquinhos, há um bom motivo para isso. Morrer significa crescer, evoluir, o fim de um ciclo de existência. O porquinho, que era bobinho, morre, quer dizer, cresce, pois surge o segundo porquinho, depois o terceiro, que finalmente atinge a maturidade e é capaz de construir uma casa de tijolos. Se você, como fez Wal Disney, deixa vivos os dois porquinhos tolos, acaba com a mensagem de crescimento e evolução certa, embutida na história! Confie na sabedoria popular. Para haver justiça no mundo infantil, os maus devem morrer, os tolos também e o Bem deve triunfar magnificamente.

Há outros fatores a serem considerados nos contos de fadas:
· são obras de arte, e estimulam o gosto pela literatura.
· aumentam o vocabulário da criança, por colocá-la em contato com palavras que ela não ouve no seu dia a dia: arauto, palácio, carruagem etc
· ampliam a visão de mundo da criança, colocando-a em contato com costumes de outros povos e outras épocas históricas
· a atenção carinhosa do contador de histórias proporciona momentos gratificantes de intimidade, aproxima gerações e dá segurança emocional à criança
· estimula a imaginação, a fantasia

Ofereça-se a oportunidade de compartilhar momentos mágicos de alegria com seus filhos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, estou aqui só porque é você, pois detesto essa coisa de ler na tela, você sabe.
Mas o visual tá legal, clean.
Tomara que muitos leitores a visitem!
Beijo